Swami Vivekananda foi fundador da Ordem Ramakrishna e é considerado uma figura chave na introdução da Vedanta e da Yoga no Ocidente.

É também creditado pelo crescimento da consciência inter-religiosa, trazendo o hinduísmo para o status de uma das principais religiões do mundo a partir do final do século XIX

Vivekananda é considerado uma força maior no reflorescimento do Hinduísmo na Índia moderna

SWAMI VIVEKANANDA

Swami Vivekananda foi o principal discípulo do místico do século XIX Sri Ramakrishna Paramahamsa e fundador da Ordem Ramakrishna. É considerado uma figura chave na introdução da Vedanta e da Yoga no Ocidente, sobretudo na Europa e América. É também creditado pelo crescimento da consciência inter-religiosa, trazendo o hinduísmo para o status de uma das principais religiões do mundo a partir do final do século XIX. Vivekananda é considerado uma força maior no reflorescimento do Hinduísmo na Índia moderna. É muito conhecido seu inspirador discurso, iniciado com “irmãs e irmãos da America”, no Parlamento das Religiões do Mundo, em Chicago, 1893.

Enquanto procurava por alguém que pudesse lhe mostrar diretamente a realidade de Deus, veio a conhecer Sri Ramakrishna, tornado-se seu discípulo. Como seu Guru, Ramakrishna ensinou-lhe Advaita Vedanta (não-dualismo) e que todas as religiões são verdadeiras, também mostrou-lhe que o serviço ao homem era a forma mais efetiva de adorar a Deus. Depois da morte de seu Guru, Vivekananda tornou-se monge errante, caminhando pelo subcontinente indiano e vendo, face a face, a condição Indiana.

Mais tarde navegou para Chicago e representou a Índia como delegado no Parlamento das Religiões do Mundo. Orador eloquente que era, Vivekananda foi convidado a diversos fóruns no EUA e falou em diversas universidades e clubes. Ele conduziu centenas de aulas e palestras, públicas e privadas, disseminando a Vedanta e a Yoga na America, Inglaterra e em alguns outros países na Europa. Também estabeleceu as “Vedanta Societies” ( Sociedades de Vedanta) nos EUA e na Inglaterra. Mais tarde partiu de volta para Índia e, em 1897, fundou a Ordem Ramakrishna, com suas duas organizações irmãs, a Ramakrishna Mission (missão), com trabalhos filantrópicos e outra, Ramakrishna Math, a comunidade monástica. Ambas tendo como lema a auto-realização e o serviço ao mundo.