z: sua missão seria promover a regeneração espiritual da humanidade, demonstrando e ensinando os mais elevados princípios.

Na metade final do último século XX, Sathya Sai Baba alcançou tremenda popularidade ao redor do mundo e se transformou num ícone cultural

SRI SATHYA SAI BABA

Śri Sathya Sai Baba era um guru líder espiritual, místico, filantropo e educador , considerado por muitos como um Avatar (encarnação na forma humana de um ser divino). Ele próprio dizia ser a re-encarnação de Shirdi Sai Baba, um religioso eclético indiano do  século XIX venerado por hindus e muçulmanos e futuramente seria Prema Sai Baba quando o planeta Terra viveria em um mundo de paz.

Na metade final do último século XX, alcançou tremenda popularidade ao redor do mundo e se transformou num ícone cultural. Sua compaixão, sabedoria e generosidade produziam profundas mudanças de caráter e conduta naqueles que o seguiam. Existem mais de 1.200 Centros Sai Baba em 126 países. Pouco antes de sua morte, Sathya Sai Baba foi listado entre as 100 pessoas de maior influência espirirual no mundo.

Desde a infância, demonstrou extra-ordinárias qualidades e poderes que o distinguiam das demais crianças. Aos 14 anos, o menino comunicou a seus familiares que, a partir daquele momento, seria conhecido com Sai Baba e que sua missão seria a de promover a regeneração espiritual da humanidade, demonstrando e ensinando os mais elevados princípios, como a Verdade, a Retidão, a Paz, a Não-violência e o Amor Divino.

PENSAMENTOS

O lugar de nascimento do Dharma é o coração. Aquilo que emana do coração como uma idéia pura, quando traduzido em ação é chamado Dharma. Se tivesse que dizer de uma maneira que se pudesse entender, a pessoa poderia dizer ‘faça aos outros o que você quer que façam a você; isto é Dharma. O Dharma consiste em descartar ações que iriam ferir os outros. Se alguém causa felicidade a você, então, você, em retorno, deveria fazer coisas que causassem felicidade aos outros.

“Ajudar, sempre. Ferir, nunca.”

Quando efetivamente nos tornamos conscientes desse fluxo, naturalmente ajustamos nosso comportamento e buscamos praticar somente boas ações – agir com gentileza, cortesia, respeito, consideração, sempre visando o bem do próximo. Esse salto quântico na consciência e no comportamento corresponde ao desabrochar da espiritualidade no indivíduo.

“Ame a todos. Sirva a todos.”

Praticar o bem é trilhar o caminho da espiritualidade. O destino desse caminho é a purificação, a plenitude, a Suprema Bem-Aventurança, a Felicidade Absoluta – quando cessa a dualidade e experimentamos Deus integralmente.

“Um coração compassivo é a marca da verdadeira educação.” 

Em 1950, seus seguidores construíram um Ashram (comunidade espiritual) próximo à aldeia onde Sai Baba nasceu, o qual foi denominado Prasanthi Nilayam (Morada da Paz Suprema), tendo-se convertido em um lugar de peregrinação para milhões de pessoas, de diversas origens.

A mensagem de Sai Baba tem inspirado a criação de milhares de Centros Sai em todo o mundo , além de colégios, escolas técnicas, centros de educação em Valores Humanos, universidades, hospitais, centros de assistência médica, etc., tendo bastante influência na política indiana e todas prestando atendimento totalmente gratuito e sendo bem conhecidas na Índia e em diversos Países.

Conforme ensina Sai Baba, e o demonstra em suas ações, isso só é possível com a remoção da ignorância básica de que somos indivíduos separados e isolados, através do conhecimento superior da Verdade fundamental de que somos uma unidade, interligados, totalmente conectados.

Esta sabedoria é o alicerce de todas as virtudes. Quando eu sei que o que faço ao outro, estou fazendo a mim mesmo, inevitavelmente estarei fazendo o melhor bem possível a todos. Se não tenho a sabedoria mais elevada, holística e transcendental da unidade de toda vida, estou iludido em meu egoísmo, agindo maleficamente com o outro, por não perceber que somos como células de um corpo só.

Apesar de muitos se aproximarem por curiosidade, o ashram, onde vivia Sai Baba, não é um lugar turístico, e sim um local onde um grupo de pessoas está voltado para um objetivo comum, que é a obtenção da Paz Interior através de íntima comunhão com o sagrado, com o Divino. Visando a alcançar tal objetivo, busca-se colocar em prática as orientações de Sai Baba, tais como: silêncio, meditação, serviço altruísta, canto de nomes sagrados, autoquestionamento e amor incondicional.

O ser humano verdadeiramente educado é amoroso. Sathya Sai propõe, e os resultados confirmam, que trabalhar na raiz do problema é o meio de se resolvê-lo: cultivando o coração dos seres humanos, desde pequeninos, quando ainda estão em sua pureza original, ministrando a sabedoria da Unidade de toda a Vida. Estes irão, adiante, naturalmente multiplicar o amor recebido.