Mahatma Gandhi foi o maior líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência da Índia.

Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

GANDHI

Gandhi, o maior líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência da Índia. Foi o idealizador e fundador do moderno Estado Indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não- violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha frequentemente traduzido como “o caminho da verdade” ou “a busca da verdade“, também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

A filosofia de Gandhi e suas ideias sobre o satya e o ahimsa foram influenciadas pelo Bhagavad Gita e por crenças hindus. O conceito de ‘não-violência’ permaneceu por muito tempo no pensamento religioso da Índia e pode ser encontrado em diversas passagens dos textos hindus, budistas e jainistas.

Dentro do ideal de paz e não-violência que ele defendia, uma de suas frases foi: “Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!”.